Povos indígenas isolados

1. Os Piripkura

Os seus vizinhos, os índios Gavião, os chamam de Piripkura, ou o povo borboleta, que descreve a maneira como eles constantemente percorrem as florestas. Eles falam Tupi Kawahib. Estão localizados entre os rios Branco e Madeirinha, afluentes da margem esquerda do rio Roosevelt, nos municípios de Colniza e Rondolândia.

 

2. Os Baixinhos

Foram assim chamados pelos vizinhos Cinta Larga. Estão no entorno das Terras Indígenas Aripuanã e Arara, entre a região das cabeceiras do igarapé Moacir, afluente da margem direita do rio Guariba, as cabeceiras do igarapé Ouro Perto e o rio Branco, afluente da margem esquerda do rio Aripuanã.

 

3. Os Isolados do rio Pardo

Acredita‐se que pertencem ao grupo Kawahiva. Estão constantemente fugindo de madeireiros e outros invasores. Ocupam áreas entre os rios Aripuanã e Guariba, município de Colniza.

 

4. Os Isolados Apiaká

É um grupo isolado que vive na região do rio São Tomé à margem direita do rio Juruena. A delimitação e o reconhecimento da área de abrangência deste grupo foram divulgados no diário oficial em 20 de abril de 2011 e foi intitulada como Terra Indígena Apiaká do Pontal e isolados.

 

5. Os Isolados do Salto Augusto do rio Juruena

Vivem as margens do rio Juruena, acima do Salto Augusto. Na localidade de Nova União.

 

6. Os Isolados do rio Moreru e igarapé Pacutinga

Localizados entre os rios Juruena e Aripuanã.

 

7. Os Isolados Nambikwara

A primeiro grupo denominado Os Suwaintê, próximos ao Parque Indígena do Aripuanã e, possivelmente, dentro da TI Roosevelt. O segundo grupo denominado lalakalorê, situam‐se no município de Comodoro no rio Iquê, na região do rio Doze de Outubro nos limites da TI Enawenê‐nawê.

Fonte de dados: GPEA/UFMT, II Seminário de Mapeamento Social e CIMI, 2009.

 

Referência: SILVA, Regina Aparecida da. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso - Brasil. São Carlos: UFscar, 2011.
Disponível em: <https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=17DC7D667214610D&resid=17DC7D667214610D%21343&app=WordPdf>

Mapa


Veja o mapa completo