1. Os Piripkura
Os seus vizinhos, os índios Gavião, os chamam de Piripkura, ou o povo borboleta, que descreve a maneira como eles constantemente percorrem as florestas. Eles falam Tupi Kawahib. Estão localizados entre os rios Branco e Madeirinha, afluentes da margem esquerda do rio Roosevelt, nos municípios de Colniza e Rondolândia.
2. Os Baixinhos
Foram assim chamados pelos vizinhos Cinta Larga. Estão no entorno das Terras Indígenas Aripuanã e Arara, entre a região das cabeceiras do igarapé Moacir, afluente da margem direita do rio Guariba, as cabeceiras do igarapé Ouro Perto e o rio Branco, afluente da margem esquerda do rio Aripuanã.
3. Os Isolados do rio Pardo
Acredita‐se que pertencem ao grupo Kawahiva. Estão constantemente fugindo de madeireiros e outros invasores. Ocupam áreas entre os rios Aripuanã e Guariba, município de Colniza.
4. Os Isolados Apiaká
É um grupo isolado que vive na região do rio São Tomé à margem direita do rio Juruena. A delimitação e o reconhecimento da área de abrangência deste grupo foram divulgados no diário oficial em 20 de abril de 2011 e foi intitulada como Terra Indígena Apiaká do Pontal e isolados.
5. Os Isolados do Salto Augusto do rio Juruena
Vivem as margens do rio Juruena, acima do Salto Augusto. Na localidade de Nova União.
6. Os Isolados do rio Moreru e igarapé Pacutinga
Localizados entre os rios Juruena e Aripuanã.
7. Os Isolados Nambikwara
A primeiro grupo denominado Os Suwaintê, próximos ao Parque Indígena do Aripuanã e, possivelmente, dentro da TI Roosevelt. O segundo grupo denominado lalakalorê, situam‐se no município de Comodoro no rio Iquê, na região do rio Doze de Outubro nos limites da TI Enawenê‐nawê.
Fonte de dados: GPEA/UFMT, II Seminário de Mapeamento Social e CIMI, 2009.
Referência: SILVA, Regina Aparecida da. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso - Brasil. São Carlos: UFscar, 2011.
Disponível em: <https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=17DC7D667214610D&resid=17DC7D667214610D%21343&app=WordPdf>
©2016 - Mapa Social | GPEA - Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte