Retireiros do Araguaia

Os retireiros do Araguaia são pessoas que vivem em uma área úmida de beleza inigualável nas regiões de inundação do rio Araguaia, espraiando no verde do Cerrado mato-grossense, entre as casas de palha e o cotidiano de lutasa. Sua identidade advêm por retirarem o gado da área afetada pela cheia das águas, colocando-os em pastos de fazendas alugadas e devolvendo-os na seca, para que os novos ciclos se reiniciem. Este movimento dinâmico envolve membros das famílias e das comunidades em ritmo e pausa da organização social, ligada ao compasso da natureza e, em rede constituem a celebração da vida. Todavia, padecem na época da cheia, quando o gado vive em terras estranhas, extraindo a escassa economia dos retireiros.

Desde 1999, os retireiros buscam a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mato Verdinho que favorecerá a autonomia do trabalho, possibilitando a demarcação de um território próprio para suas sobrevivências, lhes possibilitando uma vida digna por meio das escolhas democráticas e pela autonomia em gerenciar seus próprios ambientes. Assim, é urgente a criação desta área protegida, pois os fazendeiros continuam a invadir as várzeas e a expulsar os retireiros de sua legítima territorialidade.

O ecossistema local sofre outras ameaças como o desmatamento, a sobrepesca, o assoreamento, a dragagem do rio Araguaia para hidrovia e a construção de hidrelétricas que vem ameaçando não apenas as vidas humanas, mas toda a riqueza que a natureza compõe nesta paisagem das áreas úmidas.

Este grupo, retireiros do Araguaia, tem como uma das suas principais atividades a criação extensiva de gado nas áreas de pastagem nativa de Cerrado, na região de inundação do rio Araguaia. Os retireiros reconhecem o capim, que alimenta o gado, como maior aliado da sobrevivência local. As atividades econômicas sustentáveis dos retireiros, em função dos conhecimentos tradicionais de sua gente, favorecem a conservação da biodiversidade e da ecologia local.

 

Referência: SILVA, Regina Aparecida da. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso - Brasil. São Carlos: UFscar, 2011.
Disponível em: <https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=17DC7D667214610D&resid=17DC7D667214610D%21343&app=WordPdf>.

 

aTexto adaptado de SATO, Michèle. Grito a favor dos retireiros do Araguaia, 2010. Manifesto lançado durante o II Seminário de Mapeamento Social a favor da criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mato Verdinho no Araguaia – Mato Grosso – Brasil, 2010. Este manifesto foi escrito pela professora Michèle Sato a pedido dos retireiros do Araguaia e endossado pelos participantes do II seminário.

 

Mapa


Veja o mapa completo